Pesquise no Blog!

terça-feira, 22 de março de 2016

Bruxelas sofre duro impacto terrorista do Daesh

Na manhã de hoje Bruxelas foi o alvo escolhido para mais um atentado terrorista do Daesh. A barbárie do terrorismo fundamentalista continua fazendo vítimas em nome de uma bizarra interpretação do Alcorão.

Imagens dos supostos terroristas em ação no Aeroporto Zaventem.

Foram registrados ataques focalizados nas infraestruturas críticas de transporte público: o aeroporto internacional e o sistema metroviário. As informações preliminares processam pelo menos 34 mortos e quase duas centenas de feridos.

Aparentemente os ataques no Aeroporto de Zaventem foram perpetrados por três terroristas ligados ao Daesh. Dois seriam suicidas, e há buscas no momento pelo terceiro elemento. Não há informações acuradas sobre quantos terroristas teriam participado no ataque ao sistema metroviário.

Quase que diariamente há notícias de novos atentados terroristas sendo perpetrados, entretanto os alvos ocidentais são efetivamente os que mais repercutem na grande mídia. No caso de Bruxelas, charmosa cidade belga que respira o Direito Internacional e é sede da OTAN, não poderia ser diferente.

Sobreleva notar dois aspectos recentes da luta contra o Daesh potencialmente relacionáveis aos fatos de hoje: em primeiro lugar, a prisão em Bruxelas na última semana do foragido terrorista do massacre parisiense, Salah Abdeslam; e em segundo lugar o vazamento da suposta lista de contatos do Daesh que teria sido revelada por um dissidente do grupo.

Em 10/03/2016, tratamos neste blog sobre o que denominei de "ISIS Leak". Ali advertia:

"Se a suposta lista for real, há muito trabalho a ser feito, e deve ser feito rapidamente. De outra forma, se me permitirem uma brevíssima análise preliminar de tendências, vislumbrando a impossibilidade de proteger seus ativos suicidas, é presumível que um elevado número de ativações precoces de ataques do Daesh ocorra em curto prazo. Eis um risco que país algum pode se admitir." 

Espero estar errado, posto que as constantes críticas da mídia especializada (por vezes injustas) aos serviços de Inteligência se revelariam razoáveis se os perpetradores dos atentados de hoje estivessem relacionados na missiva interceptada.

Fato é que a Bélgica está em alerta total contra o terrorismo fundamentalista desde os atentados de Paris. Trata-se de uma nação preparada, equilibrada e desenvolvida. É muitas vezes menor do que o Brasil em extensão territorial, e sua é população bem menor. O nível de cidadania é muitas vezes superior. Bruxelas é uma cidade organizada e moderna. Não havia um grande evento internacional iminente. E ocorreu o que presenciamos hoje.

Por aqui, sequer se consegue aprovar a execução de um concurso público para preencher cargos na ABIN...

Fontes:

http://soldadodosilencio.blogspot.com/2016/03/desertor-do-isis-vaza-lista-com-22000.html

http://edition.cnn.com/2016/03/22/europe/brussels-explosions/index.html

http://noticias.terra.com.br/mundo/explosoes-em-bruxelas-deixam-pelo-menos-13-mortos-e-35-feridos-no-aeroporto,4c29896d2e1704060b5b7812fa90130ecjlxmqj0.html

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/03/atentados-em-bruxelas-expoem-vulnerabilidade-da-europa-terrorismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário