Pesquise no Blog!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Spyderco Tenacious Black Blade: canivete linerlock de alta performance

A Spyderco é uma companhia norte americana de Golden, Colorado. Produz uma extensa lista de lâminas e é conhecida por desenvolver produtos com boa qualidade, custo/benefício equilibrado e ampla aceitação no mercado.

A lâmina ora apresentada é a Spyderco Tenacious Black Blade. Trata-se de um bom canivete linerlock, com acabamento de boa qualidade e discreto o suficiente para o uso urbano diário.


A superfície de corte mede 86mm, sendo uma lâmina de espessura de 3mm, produzida no notório aço 8Cr13MoV. O peso do conjunto é de 117g. 

Há quatro possível posições para instalação de uso de seu clip de bolso. Sua operação foi adequadamente configurada para somente uma mão na abertura e no destravamento, o que em consonância com sua boa qualidade, robustez e balanceamento lhe confere o mínimo para lhe atribuir a alcunha de "tático".

Em apertada síntese: é uma lâmina simples, discreta, funcional - cumpre a missão de seu projeto a contento, em um belo conjunto - razão pela qual merece atenção.

Fonte: https://www.spyderco.com/catalog/details.php?product=718

As "armas" do "diálogo democrático" (...ou aparecer é fácil, difícil é fazê-lo sem envergonhar sua família)

Respeito convicções políticas diversas e considero que variabilidade ideológica é necessária para uma construção democrática de uma sociedade que pretenda fazer valer o mote "Ordem e Progresso".

Soube de um recente esfaqueamento de um boneco inflável durante uma manifestação contra o governo, e que tal boneco supostamente representa a corrupção  em uma versão caricata de um ex-Presidente da República em trajes prisionais..

Este link (http://correiodobrasil.com.br/importancia-simbolica-do-gesto-de-manu-ao-matar-o-lula-inflado/?ref=yfp) atribuiu o dano ao boneco inflável a uma cidadã identificada como Manu Thomazielli, ali intitulada como líder estudantil e ativista da União da Juventude Socialista. 



A Constituição de República Federativa do Brasil de 1988 consagra que Manu Thomazielli tem todas as garantias fundamentais, direitos e deveres de seus concidadãos brasileiros, inclusive o de expressar as convicções político-ideológicas que lhe parecerem mais fascinantes. 

Na forma da lei, Manu. Exercer seus direitos e obrigações, na forma da lei.

Discordo veementemente da salva de palmas para a atitude irascível da jovem. Esfaquear um boneco inflável que representa algum movimento ideológico diverso do seu na forma de uma sátira não é e nunca será democrático. 

Discordo também daqueles que lhe insultaram, Manu. Você merece respeito, mesmo quando e se eventualmente você agir de forma errante ou dissonante em relação a lei e perante aqueles que pensam de forma adversa as suas convicções políticas ou ideológicas.

Manu, talvez insuflada por bravatas irresponsáveis como a proferida pelo presidente da CUT (http://oglobo.globo.com/brasil/lider-da-cut-ameaca-pegar-em-armas-17173689) agiu de forma irresponsável, seja em relação a sua própria segurança e de seus concidadãos, seja em virtude de uma potencial escalada de violência e ignorância.

Manu Thomazielli, se você expressasse sua convicção ideológica em algum objeto (quiçá um boneco satirizando os adversários políticos da esquerda), e este fosse vilipendiado por alguém que lhe antagonizasse em raciocínio político, você se sentiria em um diálogo democrático, empregando as "armas" de uma democracia propositiva?

Aparecer é fácil. Difícil é fazê-lo sem envergonhar sua família, com honra, com altivez, de forma inteligente, propositiva, democrática, com ordem e progresso. Salvo melhor juízo, vandalizar um boneco inflável alheio não denota nenhuma virtude. Sua irresponsabilidade atenta contra os ditames cogentes da Constituição de República Federativa do Brasil de 1988, na forma de se manifestar, no respeito ao direito alheio de se manifestar.

Bom senso e cidadania Manu. Vamos construir um país democrático, com ordem e progresso, não com facadas e fundamentalismos.

sábado, 29 de agosto de 2015

NSA vence ação judicial versus Larry Klayman/Outros

A NSA contabilizou uma recente vitória judicial para a coleta de metadados realizada pela agência no âmbito dos vários programas denunciados no escândalo do WikiLeaks.

A ação judicial foi movida pelo ativista Larry Klayman e outros contra a NSA, e discutia a legalidade da coleta de metadados para os fins dos programas relacionados a Atividade de Inteligência que se tornaram notórios após as denúncias de Edward Snowden.

A recente decisão judicial teve lugar na US Court of Appeals for the District of Columbia Circuit, sendo exarada por três juízes, em grau de recurso julgado favorável a NSA, sendo o fundamento básico a ausência de provas:

"...The US Court of Appeals for the District of Columbia Circuit said there were not sufficient grounds for the preliminary injunction imposed by the lower court. The law in question expired in June and was revised by Congress. 
The three-judge panel concluded that the case was not moot despite the change in the law and sent the case back to US District Court Judge Richard Leon for further proceedings.
"Although one could reasonably infer from the evidence presented the government collected plaintiffs' own metadata, one could also conclude the opposite," wrote Judge Janice Rogers Brown. As such, the plaintiffs "fall short of meeting the higher burden of proof required for a preliminary injunction," she added..."

Fontes:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/tribunal-dos-eua-da-vitoria-nsa-em-recurso-contra-coleta-de-metadados.html


http://gadgets.ndtv.com/telecom/news/us-court-hands-win-to-nsa-over-metadata-collection-challenge-733701

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Rock da Sexta: Rush - Tom Sawyer

Que tal estabelecer uma seção de Rock n' Roll toda sexta-feira??

Vamos começar com um pérola: o power trio Rush executando a fantástica Tom Sawyer.


Clássico. E com uma abertura cômica!

Rock n' Roll!!!!

CIA tornará pública série de documentos secretos da década de 1960

Conforme matéria publicada na Newsweek, a CIA pretende tornar pública uma série de documentos secretos da década de 1960 destinados aos presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Jonhson.

Supostamente tratam-se dos consagrados "President's Daily Brief" então endereçados aos notáveis presidentes e seus gabinetes. Os documentos deverão ser disponibilizados online no website da CIA, considerando o modus operandi das desclassificações antecedentes.

Aparentemente a cerimônia de desclassificação dos documentos deve ser realizada no dia 16 de Setembro em uma biblioteca que leva o nome de Lyndon B. Johnson em Austin, no estado do Texas. Destaque-se uma breve análise sobre a expectativa do conteúdo de tais documentos:


"...But expectations should be low for the new materials, says Pulitzer Prize-winning historian Kai Bird. “I bet they are on the whole surprisingly dull [and only] occasionally insightful,” cautions Bird (...) Such memos are "at their best when they are telling the president what he doesn’t want to hear about the Cold War, the Vietnam War or the Middle East,” adds Bird, who is working on a book about the Jimmy Carter presidency. “But that would be decidedly rare..."

Embora a eventual expectativa de revelações bombásticas jamais será alcançada em tais programas de desclassificação, o valor histórico da documentação para estudos relativos a Atividade de Inteligência decerto não deverá ser subestimado - especialmente considerando o período da história moderna especificado.


Primeiro Ministro Shinzo Abe requisita investigação sobre espionagem da NSA no Japão

Em um momento de tensão econômica e militar na Ásia, uma notícia contribui de forma secundária ao plano dos eventos em curso: o Primeiro Ministro Shinzo Abe requisita investigação sobre espionagem da NSA no Japão.

Os alvos da vigilância digital? Altos oficiais do governo japonês, bem como líderes do banco central e empregados de grandes empresas nipônicas.

O vazamento? WikiLeaks, há algumas semanas atrás, por vários documentos que atestariam que a NSA teria gravado múltiplas conversas entre os alvos relacionados.


"... In the latest ramification from the leaks, Japanese Prime Minister Shinzo Abe asked President Obama to fully investigate alleged spying by the U.S. National Security Agency on Japan in a phone call on Wednesday, according to Chief Cabinet Secretary Yoshihide Suga. (...) Suga noted that President Obama had made an apology in the Wednesday morning phone call, saying he was sorry that the issue has become a problem for Abe and the Japanese government..."


O senhor Obama pediu desculpas ao senhor Abe. Fim da história. 


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Jihadistas para exportação - ou como o FSB tem enviado fundamentalistas chechenos para preencher as fileiras do ISIS

Como se livrar daqueles fundamentalistas pé-no-saco que insistem em te atrapalhar seus planos de novo Czar e pretendem lutar até a morte para separar sua terra natal da mãe Rússia?

É fácil! Exporte-os para lutar pelo ISIS.

Considerando que seja verídica (posto que decerto é verossímil), é interessante a linha investigativa da jornalista russa Elena Milashina da Novaya Gazeta. Ela defende que o FSB tem facilitado a viagem de fundamentalistas islâmicos chechenos para preencher as fileiras do ISIS na Síria e no Iraque. 

A meta do FSB (que está em aberto, e se atingida será dobrada!) é reduzir a potencial violência no Daguestão e na Chechênia, e aparentemente após o inovador projeto os índices de confronto de terroristas em tais localidades caiu dramaticamente, em aproximadamente 50% dentro da Rússia. Parece que não há dados sobre o eventual aumento da violência na Síria e no Iraque...

Destaco o resumo da ópera:


"Yet a recent investigation conducted by Novaya Gazeta, one of the few independent newspapers left in Russia, complicates this cozy tale of counterterrorist cooperation. Based on extensive fieldwork in one village in the North Caucasus, reporter Elena Milashina has concluded that the “Russian special services have controlled” the flow of jihadists into Syria, where they have lately joined up not only with ISIS but other radical Islamist factions. In other words, Russian officials are adding to the ranks of terrorists which the Russian government has deemed a collective threat to the security and longevity of its dictatorial ally on the Mediterranean, Bashar al-Assad.

It may sound paradoxical—helping the enemy of your friend—but the logic is actually straightforward: Better the terrorists go abroad and fight in Syria than blow things up in Russia. Penetrating and co-opting terrorism also has a long, well-attested history in the annals of Chekist tradecraft."

Elena Milashina trilha o mesmo caminho de sua colega Anna Politkovskaya, e em termos o de Alexander Litvinenko. Deus queira que não tenha o mesmo final, como sói acontecer com aqueles que tem se insurgido intelectualmente ao pensamento dominante na Rússia.


Fontes:



"Reportar sobre operações militares pode ser muito similar a coletar inteligência ou mesmo espionar"

Em tempos em que se discute "regulação" de mídia no Brasil, grande foi o alarde nas mídias tradicionais e ONG's relacionadas a atividade jornalística diante de "nova" diretriz do Departamento de Defesa norte-americano.

Tal diretriz indica uma nova possibilidade de tratamento aos comandantes de forças militares em conflitos armados em relação aos jornalistas que tomem parte em coberturas de guerra, o que importaria em diminuição de direitos previstos na Convenção de Genebra.

O título do post é o cerne do raciocínio aplicado a diretriz: "...Reportar sobre operações militares pode ser muito similar a coletar inteligência ou mesmo espionar...".

Destaco um breve trecho introdutório do tema na matéria do N.Y.Times:

"Journalists, the manual says, are generally regarded as civilians, but may in some instances be deemed “unprivileged belligerents,” a legal term that applies to fighters that are afforded fewer protections than the declared combatants in a war. In some instances, the document says, “the relaying of information (such as providing information of immediate use in combat operations) could constitute taking a direct part in hostilities.”

Fontes:




terça-feira, 25 de agosto de 2015

Recursos materiais: um gravador digital

Outro recurso material potencialmente interessante, tanto no quotidiano quanto no exercício do apanágio dos nobres: um bom gravador digital.

Gravador digital Sony ICD-PX312 ou a variante ICD-PX312F - custa aproximadamente R$250,00. Em qualquer shopping de produtos "chineses" você o encontrará, porque na maioria das lojas oficiais ele costuma estar esgotado (e não, isso não é uma apologia ao descaminho...).


É simples e dinâmico de operar, grava em formato MP3, tem memória interna e admite cartões de memória para expansão. A versão "F" capta (e grava de) rádios FM. Tem a importantíssima função VOR (voice operated recording), o que lhe confere inúmeras aplicações práticas. As dimensões são inferiores aos smartphones atuais (que aliás estão cada vez maiores...).

No uso geral, quando sua atenção visual é demandada em alta capacidade, não é conveniente o uso de anotações, e nessas circunstâncias há um ganho em gravar o som e não perder o contato visual.

Não vou discorrer sobre as amplas possibilidades de uso em variadas técnicas operacionais. Aí vai da imaginação de Vossas Excelências. 

Há vários outros modelos similares, mas eu me tornei fã deste em particular por sua praticidade e qualidade.

É uma boa ferramenta para estudar também, você pode até separar temas do seu estudo enquanto grava, sem interrupção, simplesmente apertando uma tecla (é como gravar faixas de um CD). 

Ademais, poderá te divertir reproduzindo músicas em MP3 (dizem que a microeletrônica do aparato não suporta a péssima qualidade sonora do brega, axé ou sertanejo universitário).

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tentativa de atentado no Thalys: roteiro hollywoodiano com final feliz

Sobre a tentativa de atentado no Thalys, dará um bom filme em Hollywood, com final feliz e pomposo, com tomadas belíssimas da capital da luz.

O presidente francês François Hollande condecorou com a Legião de Honra no Palácio do Eliseu quatro dos seis passageiros que evitaram a escalada de violência no aparente atentado terrorista a composição ferroviária que liga Amsterdã a Paris.

O ignóbil assalto foi perpetrado pelo marroquino Ayub El Khazzani, que de acordo com sua defesa "só pretendia roubar para comprar comida", provável razão pela qual se armou com um fuzil AK47, uma pistola e uma faca (apetite voraz, decerto...).

Khazzani foi dominado pelos passageiros aparentemente após falhar no manuseio do fuzil.

Dos quatro condecorados hoje três são cidadãos americanos (dois militares) e um britânico. Outros dois passageiros ainda serão condecorados.

Nas palavras de Hollande: "Na sexta-feira à noite, um indivíduo tinha decidido cometer um atentado no Thalys. Ele tinha armas suficientes e munição para causar uma verdadeira carnificina. Era o que ele teria feito, se não o tivessem impedido, correndo todos os riscos, incluindo a própria vida".

Merecida comenda a quem efetivamente se dedicou a neutralizar uma ameaça real.

fonte: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2015/08/presidente-frances-condecora-quatro-passageiros-de-comboio-que

Leatherman Wave: uma ferramenta multiuso clássica

Para quem nasceu na década de 1980/90: se o famoso personagem McGyver conhecesse o Leatherman Wave, ele aposentaria seu fiel canivete suíço.

Com design robusto e inteligente, a multiferramenta é fabricada com extrema qualidade e projetada com a premissa fundamental da funcionalidade. 

Produto da Leatherman, companhia fundada orgulhosamente no estado do Oregon nos Estados Unidos da América, o Wave é uma ferramenta multifuncional de  infinitas possibilidades de uso em variados teatros de operação concebíveis. É versátil e confiável.

Baseado em um alicate, há duas lâminas externas que podem ser abertas com uma só mão (uma delas serrilhadas). Ademais, são variadas as funcionalidades disponíveis: dois "bit drivers" - um grande e um pequeno - que comportam uma série de "chaves" para diversos modelos de "fendas", chave de fenda fixa, serrote, lima, lixa, tesoura, descascador de fios, abridor de latas e garrafas... e para todas as funcionalidades detém travas de segurança, muitas vezes negligenciadas e tão necessárias.


Novo slogan de CI: "Loose tweets destroy fleets"

Parafraseando o antigo "Loose lips sink ships", a contrainteligência do comando central da USAF manteve o padrão fonético e criou um novo slogan para massificar a importância de seus comandados manterem um perfil baixo nas redes sociais: "Loose tweets destroy fleets". 

Destaque para a linda foto acompanhada do slogan disponível no link:


sábado, 22 de agosto de 2015

O abate do voo MH17: polêmica, informação e desinformação.

Ray McGovern, um ativista político (ex-CIA) informou ao "Sputnik News" (sim! aquele de propaganda oficial...) sobre caráter político de relatório americano que indica a responsabilidade de milícia pró-Russia em abate do voo MH17.

Viés 1:
http://br.sputniknews.com/mundo/20150821/1925232.html

Viés 2:
http://www.ibtimes.com/political-hacks-wrote-us-report-linking-russia-crash-malaysia-airlines-flight-mh17-ex-2064152

Mais do mesmo: a primeira vítima na guerra sempre é a verdade... toda a polêmica que envolve as responsabilidades acerca do abate do voo MH17 obviamente repercutiria de forma imediata no eterno embate da informação/desinformação.

Só não há dúvidas para o sofrimento das famílias dos passageiros mortos, tampouco daqueles que vivem o dia-a-dia da guerra civil insuflada na Ucrânia.

O controle externo da Atividade de Inteligência: "CIA's Torture Report"

No tema do controle externo da Atividade de Inteligência, o link abaixo aporta algumas novidades sobre o que ficou conhecido como "CIA's Torture Report":

https://firstlook.org/theintercept/2015/08/21/cia-official-found-torture-revolting-questions-aclu-still-cia-torture/

Um comitê do senado americano se dedicou a investigar e resumir as táticas de tortura extrema em interrogatórios empregadas em operações de inteligência da CIA.

Destaco um parágrafo interessante:

"...In a 2004 email, the then-CIA chief of interrogations expressed disgust with the program, writing that he would “no longer be associated in any way with the interrogation program due to serious reservations,” calling it a “train wreack [sic] waiting to happen” and stating that he wanted to “get the hell off the train.”..."

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Alemanha processa agente do BND por traição, corrupção e compartilhar segredos

A matéria é do Der Spiegel.

Procuradores federais alemães processam agente do BND* por traição, corrupção e compartilhar segredos com a CIA e agências russas.

Aparentemente, além de compartilhar segredos com a CIA, o agente do BND, identificado somente como Markus R., também o fez com os russos. 

Analistas indicam que a ação é uma escalada de tensões nas "supostas" dificuldades de relacionamento no campo da Atividade de Inteligência entre as agências americanas e germânicas.

fonte: http://www.govexec.com/defense/2015/08/germany-charges-own-spy-treason-sharing-intelligence-cia/119305/

*Bundesnachrichtendienst (BND) - Em tradução livre, Serviço Federal de Inteligência da Alemanha.

Recursos materiais: uma câmera superzoom

Este post serve para você, pai de família, que quer explicar para sua filha adolescente a razão (óbvia) para não trocar de roupa sem anteparos visuais na janela, sob pena de "caiu na net". Ou para você da comunidade de inteligência que ainda mantém as persianas abertas... 

Já ouviu falar das câmeras fotográficas superzoom? Vou dar só um exemplo, altamente acessível e com usos potenciais relevantes. 

Eis a câmera fotográfica Canon Powershot SX60 HS - com custo aproximado de R$2.000,00 (é possível comprar em várias lojas, inclusive de dez ou mais vezes sem juros.)

É simples de operar (point and shot)... possibilita a realização de imagens e vídeos a considerável distância e alta qualidade. É recomendável um pequeno tripé ou apoio em anteparo, dependendo do local onde você for operá-la, bem como recomenda-se um filtro de polarização, para vigilância alvos que estejam "cobertos" por vidros. 

Veja os potenciais do zoom óptico embutido nessa câmera no vídeo abaixo:


Não tenho amor por marcas, há várias outras similares no mercado, com pequenas variações de prós e contras especificadas em sites especializados. Interessante, não?

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Manifestação "contra o golpe" - Breve lista de movimentos sociais atuantes com viés político de esquerda

Hoje também houve manifestação política no Brasil.

A lista não exaustiva abaixo decorre de reiteradas posturas públicas de viés político de esquerda assumidas pelos movimentos relacionados, que protagonizaram as manifestações:

  1. Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
  2. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
  3. Central Única dos Trabalhadores (CUT)
  4. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)
  5. Intersindical - Central da Classe Trabalhadora/ Federação Única dos Petroleiros (FUP)
  6. União Nacional dos Estudantes (UNE)
  7. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)
  8. Rua - Juventude Anticapitalista
  9. Fora do Eixo
  10. Mídia Ninja
  11. União da Juventude Socialista (UJS)
  12. Juntos
  13. Juventude Socialismo e Liberdade (JSOL)
  14. Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG)
  15. Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet)
  16. União da Juventude Rebelião (UJR)
  17. Uneafro
  18. Unegro
  19. Círculo Palmarino
  20. União Brasileira das Mulheres (UBM)
  21. Coletivo de Mulheres Rosas de Março
  22. Coletivo Ação Crítica
  23. Coletivo Cordel
  24. Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)
  25. Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM)
Os partidos políticos que apoiaram o ato são o PT, PSOL e PC do B.

Houve também um grupo que se manifestou em Madrid na Espanha, no mesmo sentido, em apoio ao governo atual.

Cessa aqui o informe, uma vez que a Atividade de Inteligência não serve a ideologias.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Começa a parte cidadã: quase ninguém viu a manifestação, decerto... talvez em função do pequeno número dos que "acreditam" (ou são manobrados/ressarcidos a acreditar) que tais movimentos "representam" o povo brasileiro.

Aparentemente não "pegaram em armas" (engraçado, não são a favor do desarmamento?), conforme notória fala de um dos protagonistas, durante agenda oficial da presidência na semana passada em sede oficial desta República Federativa. Em uma nação séria, talvez além de grave acinte, tal ato seria considerado apologia ao crime, quiçá crime contra a segurança nacional.

Ah! O "coletivo" de Madrid na Espanha foi convocado (pasmem) pelo "Movimento Mundial de Solidariedade com a Revolução Bolivariana da Venezuela". Putz.

Qual era o estipêndio para participar do protesto de hoje? Em 13/03/2015 houve outra manifestação idêntica, e tão argumentativamente vazia quanto a atual... valia R$30,00! Senão vejamos:

Card Sharp: Design da terra do Bond... James Bond.

Uma interessante e prática lâmina aos amantes da cutelaria. Cabe na sua carteira, e admite os usos básicos de um pequeno canivete no tamanho (e praticamente na espessura) de um cartão de crédito.




Aviso aos navegantes:




Postagem inaugural não pode ser mais que um "disclaimer" para o início de uma jornada... 

Se alguém se dispuser a ler este blog, saiba que trata-se (óbvio) de manifestação livre de pensamento de seu autor, que (também óbvio) prefere permanecer reservado, considerando que o anonimato é constitucionalmente vedado. Entretanto, não espere encontrar em função de tal reserva desrespeito a direitos individuais.

Eventuais polêmicas são interessantes a construção do pensamento livre. Não é porque eventualmente discorde de você que necessariamente somos inimigos. 

Eu acredito na ironia, vejo graça nas coisas, e farei uso indiscriminado do "animus jocandi" como argumento de defesa.

Aos possíveis leitores, me comprometo a tentar manter a melhor organização possível e uma frequência viável de atualizações.

Eu gosto de tratar de variados temas de interesse e suas congruências com a Atividade de Inteligência, a saber, em lista não exaustiva: Mulheres, Rock n' Roll, Cerveja de boa qualidade, Polemologia, Direito, Relações Internacionais, História, Geografia,  Armas, Estratégia, Militarismo, Gadgets, etc.

E como diria Galileu Galilei, "Eppur si muove..."!