Pesquise no Blog!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Recursos materiais: um gravador digital

Outro recurso material potencialmente interessante, tanto no quotidiano quanto no exercício do apanágio dos nobres: um bom gravador digital.

Gravador digital Sony ICD-PX312 ou a variante ICD-PX312F - custa aproximadamente R$250,00. Em qualquer shopping de produtos "chineses" você o encontrará, porque na maioria das lojas oficiais ele costuma estar esgotado (e não, isso não é uma apologia ao descaminho...).


É simples e dinâmico de operar, grava em formato MP3, tem memória interna e admite cartões de memória para expansão. A versão "F" capta (e grava de) rádios FM. Tem a importantíssima função VOR (voice operated recording), o que lhe confere inúmeras aplicações práticas. As dimensões são inferiores aos smartphones atuais (que aliás estão cada vez maiores...).

No uso geral, quando sua atenção visual é demandada em alta capacidade, não é conveniente o uso de anotações, e nessas circunstâncias há um ganho em gravar o som e não perder o contato visual.

Não vou discorrer sobre as amplas possibilidades de uso em variadas técnicas operacionais. Aí vai da imaginação de Vossas Excelências. 

Há vários outros modelos similares, mas eu me tornei fã deste em particular por sua praticidade e qualidade.

É uma boa ferramenta para estudar também, você pode até separar temas do seu estudo enquanto grava, sem interrupção, simplesmente apertando uma tecla (é como gravar faixas de um CD). 

Ademais, poderá te divertir reproduzindo músicas em MP3 (dizem que a microeletrônica do aparato não suporta a péssima qualidade sonora do brega, axé ou sertanejo universitário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário