Pesquise no Blog!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Agente do MI6 teria sido vítima de assassino russo do SVR

Eis uma atípica semana para Secret Intelligence Service da famosa terra dos tablóides. 

Enquanto a mídia chama atenção a estréia do novo filme de James Bond e as declarações do MI6 sobre como o 007 e sua falta de inteligência emocional não lhe confeririam uma aplicação ao atual recrutamento da agência, exsurgem novidades sobre a morte de Gareth Williams - um oficial real que morreu em circunstâncias suspeitas em 2010. E a fonte dos fatos novos seria um contato de alto nível de um ex-espião russo dissidente: Boris Karpichkov.


Karpichkov afirma que Williams morreu por ter se negado tornar-se agente duplo em uma chantagem proposta pelo SVR russo. A chantagem teria como pano de fundo a homossexualidade velada de Williams, flagrada por um "corvo" russo em uma viagem a Las Vegas. 

Após resistir a chantagem, o assassino russo teria injetado veneno no ouvido de Williams, e supostamente fabricara e limpara a cena bizarra de sua morte: seu corpo foi encontrado dentro de uma bolsa da The North Face fechada, com a chave do lado de dentro, em uma banheira.

Entretanto, a matéria da RT citando o Daily Mail apresenta a antítese da teoria de Karpichkov, em uma explicação que atestaria a morte acidental em função de bizarros desejos de claustrofilia:

"...Experts have dismissed Karpichkov’s claims, however, insisting Williams died from his obsession with claustrophilia, an erotic desire for confinement.

“He could shut the bag from inside by pinching the fabric together to fasten the clasp. He was into cross-dressing and had a series of bizarre habits,” author and espionage expert Nigel West told the Daily Mail..."
 
Há uma série de controvérsias nas investigações e perícias realizadas na cena e no cadáver de Williams, especialmente em relação a possibilidade da vítima ter ou não condições de ter voluntariamente se trancado na bolsa onde foi encontrado.

O mistério da morte de Gareth Williams persiste, e em função da natureza sensível de seu trabalho a teoria apresentada pelas fontes mencionadas pelo motivado dissidente russo Karpichkov é verossímil.

Fontes:

http://www.telegraph.co.uk/culture/film/jamesbond/11959301/James-Bond-wouldnt-be-given-a-job-at-MI6.html

https://www.rt.com/uk/319729-gareth-williams-dead-spy/

https://en.wikipedia.org/wiki/Death_of_Gareth_Williams

Nenhum comentário:

Postar um comentário