O serviço secreto russo anunciou que impediu o segundo plano terrorista relacionado ao ISIS nas últimas duas semanas.
Reportes da Associated Press citando agências locais russas dão conta que a FSB teria detido um homem que planejava explodir um trem na região de Krasnodar no sudeste da Rússia, e em seguida se juntar ao ISIS na Síria. A matéria destaca que esta foi a segunda tentativa frustrada ostensivamente pelo FSB nas últimas duas semanas:
"...It was the second announcement of a terror arrest in Russia in two weeks. Security officials last week arrested several men in Moscow who were allegedly trained by the Islamic State group and were planning an attack on Moscow's public transit system..."
O primeiro plano terrorista impedido pelo FSB teria como alvo o transporte público de Moscou. Matéria do Sputnik afirma que há terroristas detidos na primeira empreitada que confessaram receber ordens do ISIS.
Diante análise que mais se assemelha a uma operação básica de matemática, resta evidente que a intervenção russa na Síria não restará impune as frequentes campanhas jihadistas. Destacamos recentemente tal questão no caso do lançamento de obuses contra a embaixada russa em Damasco. Resta saber até quando a contrainteligência russa terá sucesso em mitigar os riscos impostos pela guinada na política externa de Putin em relação ao ISIS e ao terrorismo internacional.
Em cerimônia recente no Kremlin, Vladimir Putin clama que pelo menos 20 planos terroristas contra alvos russos foram desbaratados pela contrainteligência russa em 2015, resultando na prisão de 560 militantes e morte de outros 112. No cenário interno da Rússia a maior probabilidade de um ataque terrorista provém de radicais islâmicos de territórios contestados, em especial a Chechênia e o Daguestão.
Fontes:Em cerimônia recente no Kremlin, Vladimir Putin clama que pelo menos 20 planos terroristas contra alvos russos foram desbaratados pela contrainteligência russa em 2015, resultando na prisão de 560 militantes e morte de outros 112. No cenário interno da Rússia a maior probabilidade de um ataque terrorista provém de radicais islâmicos de territórios contestados, em especial a Chechênia e o Daguestão.
http://soldadodosilencio.blogspot.com/2015/10/terroristas-lancam-obuses-contra.html
http://www.usnews.com/news/world/articles/2015/10/19/russian-intelligence-says-it-foiled-terror-plot
http://www.hngn.com/articles/142291/20151021/putin-20-terrorist-plots-foiled-russian-intelligence-2015.htm
http://rushincrash.com/forces/in-the-kuban-assistant-driver-was-arrested-for-planning-terrorist-attacks-in-the-train/
http://br.sputniknews.com/mundo/20151019/2473405/russo-detido-terrorismo-confessa-receber-ordens-estado-islamico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário