Pesquise no Blog!

domingo, 18 de outubro de 2015

Bolívia reporta incursão de aeronave-espiã

De acordo com o Vice-Ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas da Bolívia, Felipe Cáceres, seu país reportou a presença de aeronave espiã em seu espaço aéreo. 


Não há mais detalhes sobre o fato, a aeronave em questão ou o teatro das operações. A Bolívia planeja a aquisição de 16 radares Thales da indústria francesa para o controle de seu espaço aéreo. Eis o destaque da agência EFE:

“Estamos falando de segurança do estado boliviano, temos muita informação. Devemos alertar que há aeronaves não identificadas no espaço aéreo boliviano e é questão de segurança de Estado”

Sobre a compra dos radares, o Ministro da Defesa Reymi Ferreira declarou em Abril de 2015:

"...Nuestro espacio aéreo estará controlado, y nos permitirá garantizar la aeronavegación comercial, además de combatir al narcotráfico" [...] "En el departamento de Beni y en la región amazónica existen muchas pistas clandestinas que requieren control mediante radares..."

Além da confissão implícita de Ferreira, é notório que o controle do espaço aéreo boliviano é débil - imperam aeronaves clonadas sob serviço de carga ao narcotráfico internacional. A título de exemplo,vários são os casos noticiados na imprensa de aviões roubados no Brasil trasladados ao país andino para servir a esquadrilha ilegal dos cocaleros. 

Diante de tal fragilidade, é surpreendente o "serviço de inteligência" boliviano se deparar com tamanha certeza sobre a incursão espiã a ponto de produzir forte alarido - se a detecção não for mero fruto do acaso, decerto será propaganda para robustecer as justificativas do contrato pretendido com a indústria francesa. Com tendências amigáveis ao populismo lulo-petista e suas lições de "ética financeira contratual", quiçá o Cocalero demandará seus eventuais percentuais no contrato de 204 milhões de Euros... a história ocasionalmente revelará a verdade.

Fontes:

https://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/politica/bolivia-denuncia-presenca-de-avioes-espiao-em-seu-espaco-aereo/133959/

http://www.mdzol.com/nota/602690-bolivia-compra-radares-a-francia-por-204-millones-de-dolares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário