Qual é o elo fraco da Contrainteligência? Essa pergunta é a mais fácil aos iniciados no tema, que em coro bradam a alta voz, em uníssono: o ser humano. Tal raciocínio se aplica também ao diretor da CIA, John Brennam.
Supostamente utilizando um golpe clássico de engenharia social um hacker adolescente norte-americano (que ainda permanece) anônimo teria garantido acesso a uma conta de email pessoal do diretor da CIA que com informações sensíveis. É o que revelam matérias do The Washington Post, ABC News e do Computer World.
Para provar o feito, o hacker teria postado alguns documentos na web que comprovariam a invasão, e dentre estes estaria um formulário preenchido com informações sensíveis relativas a uma credencial de inteligência de alto nível, além de vários contatos de Brennan.
Não é o primeiro escândalo que eclode relativo à "emails" e "inteligência" nos Estados Unidos da América neste ano: Hillary Clinton também já esteve nos noticiários mundiais nesse tema. Ressalte-se também a absurda janela de oportunidade que se formou diante dos adversários do Tio Sam a brecha no OPM estadunidense. Ambos os casos foram oportunamente tratados em breve análise deste blog.
Fato é que autoridades e instituições americanas com potencial relacionamento com a Atividade de Inteligência são alvos constantes de ataques cibernéticos, e decerto deverão reavaliar suas condutas e mentalidade de Contrainteligência para mitigar o risco de sua exposição.
Afinal, "caiu na net" não é só para pornografias...
Fontes:
http://soldadodosilencio.blogspot.com/2015/09/hillary-clinton-email-pessoal-e.html
http://soldadodosilencio.blogspot.com/2015/09/the-opm-breach-seguranca-cibernetica.html
http://www.wsj.com/articles/cia-directors-private-email-account-was-hacked-news-report-says-1445273851
http://abcnews.go.com/Politics/wireStory/hacker-claims-breached-cia-directors-personal-email-34578663
http://www.computerworld.com/article/2994451/cybercrime-hacking/stoner-high-school-kid-claims-to-have-hacked-cia-directors-email-account.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário