Semanas antes de visita oficial do presidente chinês Xi Jinping aos Estados Unidos da América as tensões no campo da segurança cibernética se elevam entre os gigantes. O alerta advém do Diretor Nacional de Inteligência, Sr. James Clapper, em comitê do congresso americano, conforme matéria da Reuters replicada em vários meios.
Recente ataque vitimou o banco de dados do Office of Personnel
Management - OPM, revelando dados pessoais de milhares de servidores
públicos, conforme dados oficiais do governo americano. A principal supeita da origem do ataque hacker recaiu sobre a China.
Rumores sobre a construção de um poderoso banco de dados combinado sobre ativos de inteligência após a aquisição dos dados sigilosos e seu cruzamento com bases privadas vitimadas anteriormente (exemplo: United Airlines) ameaçam a contrainteligência norte-americana.
Da antítese (quiçá cortina de fumaça) se ocupou um alto diplomata chinês, o conselheiro de estado Yang Jiechi, que declarou ao China Daily sobre a potencial colaboração entre as potências no tema da segurança cibernética:
"...China and the United States actually can make cyber-security a point of cooperation between our two countries [...] We hope China, the United States and other countries could work together to work out the rules for cyber-security in the international arena in the spirit of mutual respect, equality and mutual benefit..."
Fato é que a vertente cibernética da guerra tem evoluido sistematicamente, com generosos recursos investidos e resultados palpáveis. Stuxnet foi só o começo.
P.S.: Aqui no Brasil não é necessário fazer um ataque a lá OPM. Basta acessar o Portal da Transparência, e muita coisa emergirá. Ainda brigamos para conferir segurança ativa básica aos operativos... é a contramão da história.
Fontes:
https://www.opm.gov/cybersecurity
http://gadgets.ndtv.com/internet/news/us-urged-to-tighten-cyber-security-to-counter-chinese-hacking-738633
http://gadgets.ndtv.com/internet/news/china-us-can-cooperate-on-cyber-security-chinese-official-738556
http://breakingdefense.com/2015/09/clapper-rogers-seek-cyber-clarity-opm-not-an-attack/
http://breakingdefense.com/2015/06/clapper-ids-china-as-the-leading-suspect-in-opm-hacks-russia-more-subtle/
Nenhum comentário:
Postar um comentário