Pesquise no Blog!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Até onde vai a Venezuela?

É irrefutável o colapso social, econômico e financeiro da Venezuela - resta saber qual será o desfecho de um desastroso projeto populista fanático. Ou numa versão esperançosa da vida, de onde virá o facho de luz no fim do túnel...

Em destaque de matéria do El País, a inflação atinge nível colossais e aproxima o país do famigerado "corralito" (um abraço Zélia...). 

Considerando que grande parte da população venezuelana não é "bancarizada" e que "prospera" a economia informal (leia-se mercado negro, escambo, improvisação, contrabando), talvez isso não seja suficiente.

Aliás, a inflação é dado negado na terra do populismo chavista: o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela mantém sigilo (agora judicializado) de um dos índices mais básicos de uma economia, embora o governo lá admita que é o maior índice do mundo, sua última publicação se deu em Fevereiro. Estimativas apontam a uma elevação do custo de vida que beira 615% nos últimos 12 meses.

A crise monetária deflagra também um aumento irrestrito da liquidez e a explosão do câmbio no mercado negro - o que provoca a utilização do papel moeda como qualquer coisa, menos papel moeda... A questão cambial já impôs problemas inclusive nas ligações aéreas entre a Venezuela e o resto do mundo.


A escassez de insumos, falta de investimentos e expropriações destruíram a indústria venezuelana. Dentre os casos de expropriação, já em 2013, restou notória a estatização de indústrias que produziam papel higiênico (olha aí um uso bom para o bolívar venezuelano!). 

O desabastecimento de alimentos é a faceta mais crítica do absurdo. Supostamente para combater os "especuladores" (talvez um eufemismo para povo desesperado?) a saída do governo do motorista foi sensacional: proibir as filas noturnas que se formavam perante os semi-abastecidos mercados de Caracas.  

A BBC aponta o crescimento das tensões na fronteira da Venezuela com a Colômbia, supostamente em função do contrabando de produtos entre os países para abastecer a escassez bolivariana, na esteira de um recente conflito que culminou na morte de agentes do governo. O conglomerado britânico de imprensa ainda demonstra que é mais rentável traficar comida do que drogas na atual conjuntura do paraíso Chavista.

E por falar em paraíso Chavista, nem tudo são problemas. 

Matéria do Daily Mail apresenta o "lado bom" do socialismo venezuelano: Maria Gabriela Chavez (uma das filha de Hugo Chavez), tem fortuna estimada em $4.2 bilhões de dólares em bancos americanos e paraísos fiscais, e já foi equiparada a Paris Hilton.

Claro, todos os problemas da Venezuela não são imputáveis a excelência administrativa do governo do paraquedista Chavez e seu motorista Maduro - quiçá será culpa da mídia golpista?

Fontes: 

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/16/internacional/1439748630_981550.html

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/12/internacional/1439341940_083307.html

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-papel-higienico-provoca-intervencao-em-fabrica-na-venezuela,165385e

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2015/08/governo-da-venezuela-proibe-filas-noturnas-perante-os-supermercados.html

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150830_impacto_economia_colombia_lab

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150821_contrabando_venezuela_ab

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3192933/Hugo-Chavez-s-ambassador-daughter-Venezuela-s-richest-woman-according-new-report.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário