Pesquise no Blog!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O comércio exterior de um narcoestado populista: a conexão Bolívia-ISIS

A colossal estupidez do desgoverno boliviano de Evo Morales parece não respeitar as fronteiras do absurdo de suas ideologias ultrapassadas que massacram diuturnamente seu povo. 

Mas não é só de folha de coca e seus refinados o único produto do comércio exterior ilícito intermediado pelo governo que se instaurou na Bolívia. 

O narcoestado populista revelou nesta semana uma nova faceta, surpreendentemente pouco noticiada no Brasil: um navio boliviano operado irregularmente por companhia helênica foi apreendido pela marinha da Grécia contendo armas e munições em caixas dissimuladas com destino a uma região líbia supostamente controlada por grupos conexos ao ISIS.


O navio designado Haddad 1 carrega bandeira boliviana e está registrado no porto de La Paz. Aparentemente já se encontrava banido de tocar portos na União Européia em função de desregulações anteriores. A carga apreendida consistia em 5.000 espingardas táticas e 500.000 cartuchos de munição, sub-repticiamente inseridos no fundo de vários contêineres atrás de singelas cargas de móveis e outras bobagens.


Incrível, mas longe de ser um fato isolado de algum dissidente capitalista com amplo acesso a estoques de armamentos querendo lucrar com a desordem do "cocalismo" de Evo Morales. Se você ainda não sabe caro leitor, há muito mais acontecendo na comunhão entre a Bolívia e o terrorismo internacional.

Ainda em 2008, em um momento de consternação da ONU em relação ao viés fundamentalista do Irã então presidido por Mahmoud Ahmadinejad, a Bolívia ampliou suas relações com aquele governo, a ponto da embaixada norte-americana em La Paz emitir informe alertando seus cidadãos em relação a política boliviana:

"...El gobierno boliviano profundizó su relación con Irán, un estado patrocinador del terrorismo, en 2008. El 5 de septiembre, durante una visita oficial a Teherán, el presidente boliviano Evo Morales anunció que Bolivia abriría una nueva embajada en Teherán. Morales también anunció que Irán ayudaría a Bolivia a desarrollar sus sectores de petroquímica, fabricación de cemento y agrícola. La estación estatal iraní de televisión acordó proporcionar programación en idioma español a la televisión estatal boliviana..." 

Em 30/07/2014 a Bolívia declarou Israel publicamente como um "Estado Terrorista" e passou a exigir visto dos cidadãos israelenses. Já havia rompido relações diplomáticas com Israel em 2009, supostamente em solidariedade a Gaza. Destaque da matéria da agência EFE, eis as palavras então proferidas por Evo Morales:

"Como país e como povo, tomamos a firme decisão de renunciar ao acordo sobre vistos com Israel de 17 de agosto de 1972, que foi assinado sob um regime de ditadura na Bolívia e que permitia os israelenses ingressarem à Bolívia livremente [...] em outras palavras, significa que estamos declarando (Israel) como um Estado terrorista e que, portanto, tem que tomar as previsões para a entrada de seus cidadãos à Bolívia"

No dia 21/08/2015 o populista cocaleiro balbuciou bravatas em uma Escola Militar de Cochabamba ao se referir as manifestações populares no Brasil que pediam a renúncia/instauração de impeachment de Dilma Roussef. Matéria do Correio Braziliense replica a insensatez e as contradições de quem desconhece o Direito Internacional e tampouco a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

"...Não vamos permitir golpes de Estado no Brasil e nem na América Latina. Vamos defender as democracias [...] Pessoalmente, nossa conduta irá defender Dilma, presidente do Brasil e o Partido dos Trabalhadores [...] o tema do golpe de Estado no Brasil seja somente uma questão midiática. É nossa obrigação defender os processos democráticos, a democracia e especialmente os processos de libertação sem interferência externa..."

A "democracia" e o "não-intervencionismo" do desgoverno do "cocalismo" não é bem vinda no Brasil, Evo. É fato notório que a inteligência nacional tem feito esforços para mitigar e apresentar contra medidas as ameaças proporcionadas pelo narcoestado instaurado na Bolívia. 

Matéria da revista Época de 09/09/2015 destaca a preocupação da ABIN com a faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia, em especial em relação a potencial exploração de meios aéreos por pistas irregulares e conexões entre o narcotráfico e o terrorismo como ameaça aos Jogos Olímpicos de 2016 que terão lugar no Brasil. Percebe-se correta a preocupação mapeada pelos sistemas de inteligência brasileiros.

Quem vive nas grandes cidades dessa nação é testemunha da imigração e do sofrimento do povo boliviano para fugir dos descalabros que assolam seu país. Um povo pacífico, honesto e trabalhador... a Bolívia e os Bolivianos não merecem ser representados além de suas fronteiras pela indignidade de Evo Morales e companhia.

Fontes:

http://www.ibtimes.co.uk/greece-seized-tanker-haddad-1-concealed-5000-shotguns-libya-islamists-1518372

http://ireport.cnn.com/docs/DOC-1268669?ref=feeds%2Flatest

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2014/07/30/apos-considerar-israel-como-terrorista-bolivia-exigira-visto-aos-israelenses.htm

http://spanish.bolivia.usembassy.gov/isteb.html

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2015/08/21/interna_mundo,495618/presidente-da-bolivia-evo-morales-ve-risco-de-golpe-de-estado-no-brasil.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário