Pesquise no Blog!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

ABIN alerta o óbvio que tem que ser dito. Tem alguém ouvindo aí?

Matéria publicada na revista Época apresenta uma realidade constatada que soa como a perenização da nossa estupidez: o governo federal ainda comete a desfaçatez de hospedar websites ".gov.br" no exterior.

O núcleo duro da Atividade de Inteligência é o assessoramento do decisor, através de atividades, operações e técnicas especializadas que buscam os dados disponíveis e mormente o dado negado para a produção de um conhecimento exclusivo.

A ABIN produz um conhecimento especializado que resulta na detecção de uma ameaça real, que diante de um padrão técnico e histórico merece ser considerada com seriedade pelos decisores. O óbvio também merece ser dito. E especificamente o alerta veiculado na matéria jornalística já cansou muitos de tanto tocar na comunidade de Inteligência.

Nós, brasileiros, ainda não desenvolvemos minimamente a mentalidade de contrainteligência. Armamos a lona vermelha de um circo político-ideológico quando é conveniente para dissuadir a massa de manobra para assuntos relativos a relações internacionais para "países" opressores e imperialistas que nos "espionam". Agimos como se a Atividade de Inteligência entre as nações tivesse começado com o escândalo do WikiLeaks.


Sobreleva notar a seriedade com que uma possível brecha de segurança digital ou falha genérica de contrainteligência são tratados em outras nações. Realizei algumas postagens sobre tais assuntos: os emails de Hillary Clinton, a brecha da OPM, o curriculum de Gennady Kravtsov... enfim. Temas tratados com a seriedade devida, inclusive e especialmente pela cobertura midiática.

Mas nós, brasileiros, não fazemos o dever de casa. Ignoramos a operação básica. Fracassamos perante o requisito operacional básico. Desconhecemos o mínimo aceitável. Agimos como idiotas.

Creiam: este é um alerta que pode ser difundido em amplo espectro. Não se trata da única e muito menos da pior brecha que constrói uma imensa janela de oportunidades aos adversários existentes e potenciais de nossa nação. Há muitos profissionais se esforçando diariamente à defesa cibernética desta nação. Falta a política nacional de Inteligência. Mas falta muito mais gestão política, profissionalismo e seriedade: se o decisor for péssimo, nem o melhor assessoramento lhe conduzirá ao sucesso.

Fontes:

http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2015/09/abin-alerta-orgaos-federais-sobre-risco-de-espionagem.html

http://soldadodosilencio.blogspot.com/2015/09/the-opm-breach-seguranca-cibernetica.html

http://soldadodosilencio.blogspot.com/2015/09/hillary-clinton-email-pessoal-e.html

http://soldadodosilencio.blogspot.com/2015/09/gennady-kravtsov-sentenca-de-14-anos-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário