Pesquise no Blog!

sábado, 19 de setembro de 2015

No limiar da guerra: Venezuela e Colômbia se aproximam de conflito

A escalada de tensões militares na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia avança a patamares de conflito bélico ostensivo, e no avançar das próximas horas poderão restar poucas opções aos analistas do que o reconhecimento da existência de uma guerra não declarada em curso na América do Sul. 

Após o fechamento das fronteiras por parte da Venezuela, deportações em massa de colombianos, incursões ilícitas da Força Aérea Bolivariana da Venezuela em espaço aéreo da Colômbia e a troca de farpas diplomáticas, parece não haver evolução positiva a um desfecho diplomático das tensões acumuladas. Há infrutíferos esforços de mediação por parte do governo do Uruguai e do Equador.

Na última semana a Venezuela enviou em pelo menos duas oportunidades sortidas de caças ao espaço aéreo colombiano, gerando protestos formais do governo de Bogotá na ONU. 

Eis que ontem (18/09/2015) chegou a notícia que a Força Aérea Bolivariana perdeu na noite do dia 17/09/2015 um de seus Sukhoi SU-30MK2 na fronteira com a Colômbia, no estado de Apure, de onde havia partido uma das invasões ao espaço aéreo colombiano na última semana. Supostamente a avançada aeronave estaria em missão de interceptação de aeronaves ilícitas potencialmente relacionadas ao tráfico de drogas. Estranho porém não impossível - decerto há outras aeronaves mais adequadas a tal tipo de missão na FABV.


As causas da derrocada do caça não estão esclarecidas, mas diante do alerta aéreo que se estabeleceu na região desde a última semana é possível interpretar dentre as possíveis causas que a aeronave tenha sido abatida. Embora trate-se de um caça robusto e multifunção, decerto a Colômbia detém meios para realizar tal ação em defesa de sua soberania aérea. 

De toda sorte, pouco adianta  o SU-30MK2 ser robusto se não sofrer as manutenções devidas ou se o treinamento de seus oficiais for inadequado... no estado de penúria da Venezuela, tal possibilidade também exsurge para justificar os fatos, embora jamais seria admitida pela cartilha canalha do chavismo barato. A infame piada do caiu de "Maduro"...

Agora por terra. O Exército Colombiano informou que na data de 18/09/2015 pelo menos 15 homens armados da Guarda Nacional Bolivariana da Venezuela invadiram o território colombiano por terra em uma suposta perseguição a um motociclista, tendo disparado suas armas e tocado fogo no veículo abandonado. O cenário foi o município de Maicao, na pronvícia de La Guajira.

Como já tratado em outras postagens neste blog, o governo de Maduro tem insistido em dissimular seus inúmeros problemas internos e o frágil tecido social que ainda recobre a massacrada sociedade venezuelana com o advento de inimigos externos. O "imperialista" da vez é a Colômbia, que supostamente se aproveitaria da fragilidade (leia-se desabastecimento) do mercado venezuelano nas cidades fronteiriças.

Em uma nova versão das tensões belicistas secundárias da antiga guerra fria, a Colômbia é um aliado tradicional dos norte americanos, especialmente em virtude da guerra ao narcotráfico. Por sua vez aliada a indústria bélica russa, no modal do populismo socialóide promovido por Chávez (o passarinho que fala no ouvido do Maduro), o governo da Venezuela tende a esfera de influência de Putin e companhia.

Fontes:

http://soldadodosilencio.blogspot.com.br/2015/09/venezuela-versus-colombia-invasao-do.html

http://soldadodosilencio.blogspot.com.br/2015/09/venezuela-versus-colombia-ii-revanche.html

http://www.infodefensa.com/latam/2015/09/19/noticia-venezuela-extiende-medida-cierre-frontera-colombia-estados-nuevas-zonas-seguridad.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/caca-venezuelano-cai-perto-da-fronteira-com-colombia.html

http://www.cavok.com.br/blog/acidente-com-su-30mk2-da-venezuela/

http://www.reuters.com/article/2015/09/19/us-venezuela-colombia-idUSKCN0RJ01S20150919

http://www.aljazeera.com/news/2015/09/colombia-venezuela-troops-crossed-border-illegally-150919033612486.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário