Pesquise no Blog!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Breves atualizações do lendário serviço secreto da Rainha

The name's Bond... James Bond. Ao contrário do que fazem crer o cinema e o rancor egoísta e reacionário de alguns que não se conformam com a própria realidade, o 007 é uma distante lenda da imaginação fértil de um ex-agente que virou escritor/roteirista. 


Não que inexistam ações secretas, especiais e até as ousadas... Mas esses filmes exageram e muito. Palavra de Andrew Parker, o diretor geral do MI5, em matéria da BBC Brasil replicada pelo website Terra. Eu particularmente sempre conto os disparos das pistolas utilizadas e presto atenção nas eventuais técnicas de troca de carregador. Já obtive números absurdos sem qualquer troca... enfim, entretenimento tem sua função lúdica.

Mas vamos aos fatos e atualizações recentes dos serviços secretos da Rainha. E vamos por partes, como preconizava Jack The Ripper... esse sim uma infeliz realidade da Bretanha Vitoriana.

Andrew Parker alertou em recente entrevista que as tecnologias avançadas tem propiciado ganhos reais a comunicação de terroristas à revelia das autoridades, conclamando em seguida a responsabilidade ética das companhias da internet em reportar potenciais ameaças. Em tempos de coleta indiscriminada de metadados, é uma declaração corajosa, e em minha modesta opinião acertada. O terrorismo não será mitigado senão com um esforço incomum. Situações especiais demandam medidas especiais. E não vale chamar o 007...

E seguindo no tema contraterrorismo, o MI5 estaria pagando a muçulmanos para coletar inteligência entre seus pares em curto prazo. As informações são do The Guardian em notícia replicada pelo Times of India. As supostas fontes do jornal londrino que relataram os fatos seriam da comunidade muçulmana local.

Obviamente obter inteligência de fontes humanas através de informantes e repassar eventuais contrapartidas é uma conduta comum na Atividade de Inteligência. O risco? Varia em função da natureza da contrapartida, além da motivação específica do informante. Deve-se evitar que o negócio se torne suficientemente rentável e regular para que informações sejam fabricadas. O cuidado ao verificar em outras fontes a fidedignidade dos conhecimentos é essencial.

Fato é que a realidade do MI5 é mais parecida com softwares especiais rodando em supercomputadores e o tráfico de influência do que as mirabolantes e inconseqüentes missões do ficcional Bond.

Fontes:

http://noticias.terra.com.br/mundo/james-bond-esta-muito-longe-da-realidade-diz-chefe-de-servico-secreto-britanico,246b64ac7ff497e672a108d3049bffdeejaj5o4w.html

http://timesofindia.indiatimes.com/world/uk/UKs-MI5-pays-Muslims-to-spy-on-extremists/articleshow/49039273.cms

https://hereandnow.wbur.org/2015/09/22/british-intelligence-internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário