Pesquise no Blog!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

"Exercício militar" em Essequibo - Venezuela demonstra força para a Guiana.

E a Venezuela continua jogando petróleo no incêndio com a Guiana e assombrando a "segurança" deste barril de pólvora denominado América Latina. Matérias jornalísticas da Folha, Sputnik e Guyana Chronicle destacam o tema nas últimas horas.

Forças militares venezuelanas realizaram exercício militar na região de Essequibo - foi relatada pela mídia internacional a presença de navios armados e tropas venezuelanas no local. A denúncia é do ministro para relações exteriores da Guiana, Carl Greenidge, veiculada em várias mídias internacionais:

"Estão enviando (da Venezuela) navios armados ao rio Coeroeni, que, como sabem, pertence às águas da Guiana. Além da mobilização de tropas e equipamentos, incluindo um lança-míssil do outro lado da fronteira, o que tenho entendido até agora é que foram ilegalmente posicionadas embarcações em águas da Guiana".


Há fortes indícios e declarações claras do governo de Maduro no sentido de reanexar o território de Essequibo à Venezuela, em contrariedade as fronteiras estabelecidas em tratados internacionais seculares. O pano de fundo são jazidas substanciais de petróleo na região, descobertas pela Exxon Mobil.


O assunto será pautado na Assembléia Geral da ONU. Será que antes ou depois de uma reanexação militar? Nas fronteiras leste e oeste da Venezuela se observa cada vez mais atividade militar, demonstrações de força e dissuasão. Mais uma vez, até onde vai a Venezuela? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário