Pesquise no Blog!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

História da Atividade de Inteligência: Indira Ghandi considerou bombardear instalações nucleares paquistanesas

Arquivos recém desclassificados pela CIA sempre trazem novos holofotes as sombras históricas da Atividade de Inteligência e seus variados teatros de operações. Eis que a luz agora foca a década de 1980 e um conflito ainda atual: Índia versus Paquistão - pelo domínio da Caxemira.


Indira Ghandi, então primeira ministra da Índia no início daquela década, considerou bombardear instalações nucleares paquistanesas para impedir o desenvolvimento de armamento nuclear de seus rivais, conforme documento datado de 8 de Setembro de 1981, sob o título de "India's Reaction to Nuclear Developments in Pakistan". 

A especulação constante do documento de inteligência foi realizada quando os Estados Unidos da América se encontravam em estágio avançado para o fornecimento de caças F-16 ao governo paquistanês, em consonância com a corrida armamentista nuclear que se desenvolvia entre os tradicionais rivais da Caxemira.

Destaca-se parágrafo atribuído ao documento ora desclassificado:

"...In the extreme case, if Indian concerns increase over the next two or three months, we believe the conditions could be ripe for a decision by Prime Minister Gandhi to instigate a military confrontation with Pakistan, primarily to provide a framework for destroying Pakistan's nuclear facilities..."
  
O fim da história: ambos desenvolveram armamento nuclear, o que embora polêmico, talvez seja um dos maiores entraves dissuasórios de um conflito aberto de amplo espectro pelo domínio irrestrito da Caxemira.

fonte: http://www.firstpost.com/india/indira-gandhi-considered-military-strike-on-paks-nuke-sites-reveals-declassified-cia-file-2414898.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário