Pesquise no Blog!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

290 agentes estrangeiros expostos pela contrainteligência russa em 2014

Matéria da agência russa Interfax replicada no website da Russia beyond the headlines afirma que 290 agentes de inteligência estrangeiros foram expostos pela contrainteligência russa em 2014:

"...A Russian security expert said that 290 foreign agents were exposed by security officers in 2014. This did not necessarily entail criminal prosecution or detention. This could involve a diplomatic expulsion and other ways to foil intelligence activities..."

A matéria faz propaganda dos esforços do serviço secreto russo na contenção de seus adversários da nova guerra fria citando genericamente um expert em segurança russo, algumas técnicas de disfarce e defesa contra acompanhamento e os nomes de alguns supostos agentes da CIA da embaixada norte-americana em Moscou. 

Nominalmente foram listados seis supostos agentes da CIA e suas posições de cobertura na embaixada americana. Sobre o destino de tais agentes desmascarados, o expert russo teria declarado que todos deixaram a Rússia, e aqueles que ainda lá estavam são vigiados constantemente.

Em efêmera pesquisa por fontes alternativas foi possível identificar a remota verossimilhança das afirmações da Interfax. O Daily Mail e o The Guardian apresentam matérias sobre a prisão e expulsão de um dos nominados pela notícia russa.

Fato notório é o acirramento diário dos ânimos entre as superpotências mundiais. Reposicionamentos de sistemas de armamentos, sortidas multilaterais de aviação militar, operações de inteligência, guerra de propaganda, novos programas e sistemas espaciais... todos os indicativos remetem a repetição de padrões historicamente observados. 

Recentemente Mikhail Gorbachev alertou o mundo sobre este fato - eu considero uma realidade. Deus permita que permaneça sempre fria... de outra forma, frio será o inverno nuclear.

Fontes:
http://rbth.com/news/2015/09/04/290_foreign_agents_exposed_in_russia_in_2014_-_television_48998.html

http://www.theguardian.com/world/2013/may/19/ryan-fogle-russia-cia-spy

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2324952/Ryan-Fogle-CIA-spy-frat-boy-loved-Daily-Show-emerged-U-S-ambassador-summoned-Russian-foreign-office-embarrassing-arrest.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário